35 Ações Pessoais para Apoiar a Responsabilidade Social

1 03 2012

35 ações baseadas em dados que você pode fazer hoje para apoiar a responsabilidade social

[Texto retirado da página dos Comportamentalistas pela Responsabilidade Social (BFSR) em 29/02/12. Traduzido por Angelo A. S. Sampaio. Permitida a reprodução desde que citada a fonte e a autoria da tradução.]

 

  1. Desenvolva um programa de auto-gerenciamento para garantir que você faça uma das coisas a seguir ou contribua de alguma outra forma.
  2. Trabalhe com o sistema judiciário, escolas ou outras redes locais para apoiar a justiça restaurativa, melhorar os resultados para as vítimas, reduzir a reincidência e reintegrar condenados em escolas e comunidades.
  3. Trabalhe com agências locais de assistência para expandir o uso de programas domiciliares de estimulação cognitiva modelados de acordo com o Choctaw Home-Centered Family Education Project (Quigley, Morris, & Hammett, 1976;Wolfe, 1991) com famílias de baixa renda para melhorar os resultados de longo prazo das crianças.
  4. Faça um plano específico para usar o que se sabe sobre cuidados parentais efetivos na sua vida cotidiana, com ênfase particular no aumento do reforço positivo, redução das interações coercitivas, acompanhamento parental (parental monitoring) e uso de disciplina consistente (Webster-Stratton, 1992; Patterson, 1975; Sloane, 1988).
  5. Forneça a educadores informações sobre os programas PASS (Greenwood, Hops, & Walker, 1977;Greenwood, Hops, Walker, Guild, Stokes, & Young, 1979) e CLASS (Hops, Walker, Fleischman, Nagoshi, Omura, Skindrud, & Taylor, 1978) para melhoria do desempenho acadêmico e do comportamento pró-social em sala.
  6. Trabalhe para que a intervenção familiar sistêmica (Henggeler, Schoenwald, Borduin, Rowland, & Cunningham, 1998) e a terapia familiar funcional (Alexander & Parsons, 1982) sejam usadas com os jovens da comunidade que estejam envolvidos em comportamento anti-social grave, ao invés do encarceramento e de outras abordagens correcionais tradicionais.
  7. Defenda uma revisão da extensão na qual programas baseados em dados estão sendo utilizados para prevenir o abandono da escola (Evans & Matthews, 1992) na sua região.
  8. Defenda um programa ativo de apoio aos pais e educação parental em uma organização ou comunidade, que enfatize a pesquisa que sugere o aumento do reforço positivo, do acompanhamento parental (parental monitoring) e do uso de disciplina consistente e a redução da confiança na disciplina poder-assertiva (power-assertive) e coercitiva (Biglan, 1995; Patterson, 1982;Hembree-Kigin & McNeil, 1995;Dangel & Polster, 1984; Barkley, 1981).
  9. Inicie um grupo de auto-gerenciamento para idosos, no qual eles possam aprender habilidades relacionadas a se manter intelectualmente ativos e aproveitar a terceira idade (Skinner & Vaughan, 1983).
  10. Trabalhe com os funcionários de escolas e pais para implantar um programa de redução da violência juvenil consistente com as pesquisas que indicam que programas que se baseiam em reforço, reconhecimento e mudanças na cultura escolar podem reduzir dramaticamente a violência e o vandalismo e aumentar comportamentos adequados (on-task behaviors) (Mayer & Butterworth, 1979Mayer, Butterworth, Nafpaktitis & Sulzer-Azaroff, 1983),ao contrário de programas mais limitados que focam em controle da raiva e resolução de conflitos (que podem, porém, ser componentes úteis de um programa maior). Muitos programas recentes, incluindo o PeaceBuilders no Ensino Básico, o PAXIS School Climate System e o PEACE POWER! nos Ensinos Fundamental e Médio, baseiam-se nessa tecnologia.
  11. Desenvolva uma abordagem personalizada para a reciclagem local ou para outra questão local com implicações globais (Keller, 1991—um estudo de um garoto de oito anos!).
  12. Revise a pesquisa analítico-comportamental existente sobre meio ambiente (ou sobre outra área de interesse social) e crie um “pacote” que possa ser vendido, acessível para consumidores e líderes (Geller, 1990). Esse pacote também pode ser submetido para ser publicado nesse site.
  13. Defenda o uso da Abordagem do Reforço Comunitário (Community Reinforcement Approach) para o tratamento do abuso de drogas em programas comunitários, ao invés de outros programas sem apoio empírico.
  14. Defenda uma política de admissão imediata para o tratamento do abuso de drogas (Festinger, Lamb, Kirby, & Marlowe, 1996).
  15. Trabalhe com uma organização (empresa, universidade etc.) para desenvolver um sistema de incentivo que aumente o uso do transporte público ou de caronas (Jacobs, Fairbanks, Poche, & Bailey, 1982).
  16. Construa uma análise conceitual relevante para políticas públicas (incorporando os dados empíricos disponíveis) e a apresente para legisladores (Fawcett et al., 1988).
  17. Compartilhe com possíveis empreendedores no seu processo político local os resultados de estudos indicando que a distribuição de recipientes para reciclagem baratos, certas formas de sugestão (prompting) e esquemas específicos de coleta podem aumentar dramaticamente o nível de participação na reciclagem (Jacobs, Bailey & Crews, 1984).
  18. Conduza uma análise de uma organização na qual você esteja envolvido para determinar em que medida essa organização (escola, agência social, local de trabalho) confia em coerção, ameaças e punição para alcançar seus objetivos. Preste atenção em especial ao tratamento de grupos comumente desfavorecidos, incluindo pessoas em cargos com baixa remuneração, estudantes  ou clientes, particularmente aqueles pertencentes a minorias. Desenvolva e defenda um plano que incorpore alternativas baseadas em reforço, que possam produzir melhores resultados organizacionais ao mesmo tempo em que demonstre respeito por todos os participantes (Sidman, 1989Daniels, 1994).
  19. Copie e dissemine um resumo com fatos sobre a prevenção das dificuldades de leitura (um dos principais determinantes da pobreza e de problemas sociais) para pessoas que possam influenciar líderes (pais, politicos).
  20. Sugira uma parceria comunitária na qual jovens em risco de abandonarem a escola tenham acesso a restaurantes, cinemas ou ganhem cupons de desconto ou presentes, reduzindo o absenteísmo a menos da metade e reduzindo dramaticamente as notas baixas também (Damico, 1992).
  21. Recomende um programa de segurança no trabalho no qual grupos de trabalhadores recebam incentivos por períodos sem ferimentos (Fox, Hopkins, & Anger, 1987).
  22. Resuma e dissemine para líderes-chave a “abordagem do reforço social à busca por emprego” – que pode aumentar o número de ofertas de emprego para pessoas desempregadas em mais de dez vezes (Jones & Azrin, 1973).
  23. Desenvolva e implante uma campanha que use incentivos para o recrutamento de novos membros em uma organização não-governamental que contribua com a justiça social ou com outro objetivo social importante (Herndon & Mikulas, 1996).
  24. Planeje e implante um programa para o registro de eleitores em uma agência social, local de compras ou outro local no qual se encontrem pessoas desfavorecidas ou outras que geralmente não tenham acesso ao poder (Fawcett, Seekins, & Silber, 1988; Mattaini, 1996).
  25. Construa um programa para aumentar a aceitação social de uma criança rejeitada (Ervin, Miller, & Friman, 1996).
  26. Desenvolva um sistema de feedback público para aumentar o nível de contribuições públicas a organizações não-governamentais (Jackson & Mathews, 1995).
  27. Ensine pessoas inválidas a avaliar e selecionar programas que sejam os mais reforçadores para elas, aumentando o seu nível de auto-determinação (Faw, Davis & Peck, 1996).
  28. Escreva ao editor clamando pelo uso de dados empíricos na tomada de decisão sobre um tema público específico  (Thyer,1996).
  29. Sozinho, ou de preferência em colaboração com outros que você possa recrutar, compare o estado dos serviços para sem-tetos em sua região com o estado-da-arte sobre essa temática (Johnson & Cnaan, 1995), e prepare um relatório acessível que possa ser usado por movimentos sociais na comunidade.
  30. Escreva ao editor apoiando o uso de abordagens baseadas em incentivos para a reforma da previdência social que incorporem os apoios contextuais necessários (Mattaini & Magnabosco, 1997).
  31. Prepare um artigo resumido e acessível sobre o que se conhece a respeito de tecnologias educacionais efetivas (Crandall, Jacobson, & Sloane, 1997), e o leve para um líder local ou estadual.
  32. Comece um grupo de auto-ajuda que incorpore incentivos adequados (Miller & Miller, 1970) e treinamento para tomada de decisão efetiva (Briscoe, Hoffman & Bailey, 1975) em um bairro ou comunidade.
  33. Desenvolva um sistema de feedback que trate de uma questão importante para uma comunidade ou organização, apresentando dados de modo acessível para membros da comunidade para maximizar a probabilidade do estabelecimento de uma ligação metacontingente entre ação e produtos agregados (Hayes & Cone, 1981Van Houten, Nau,& Marini, 1980).
  34. Desenvolva e aplique um questionário ou entrevista detalhada no qual os respondentes sejam solicitados a avaliar a magnitude e desejabilidade de múltiplas consequências associadas com uma decisão pública com implicações para a justiça social (Análise de Consequências [Consequence Analysis] (Sanford & Fawcett, 1980).
  35. Desenvolva e aplique um questionário semelhante na internet.

Ações

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4 responses

1 03 2012
Angelo A. S. Sampaio

Sugestões, críticas e comentários sobre as ações sugeridas e a tradução do texto são muitíssimo bem vindas!

1 03 2012
Hélder

Angelo,
A tradução desse pequeno texto é de grande relevância e uma contribuições muito importante para nós. Parabéns e obrigado!

15 03 2012
Rodrigo Oliveira

Muito bom, Angelo! Muitíssimo obrigado pelo achado e tradução. Abraços.

8 10 2014
Pedro Vaz

Muito bom, gostei mas acho q faltou conteúdo não?

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