35 ações baseadas em dados que você pode fazer hoje para apoiar a responsabilidade social
[Texto retirado da página dos Comportamentalistas pela Responsabilidade Social (BFSR) em 29/02/12. Traduzido por Angelo A. S. Sampaio. Permitida a reprodução desde que citada a fonte e a autoria da tradução.]
- Desenvolva um programa de auto-gerenciamento para garantir que você faça uma das coisas a seguir ou contribua de alguma outra forma.
- Trabalhe com o sistema judiciário, escolas ou outras redes locais para apoiar a justiça restaurativa, melhorar os resultados para as vítimas, reduzir a reincidência e reintegrar condenados em escolas e comunidades.
- Trabalhe com agências locais de assistência para expandir o uso de programas domiciliares de estimulação cognitiva modelados de acordo com o Choctaw Home-Centered Family Education Project (Quigley, Morris, & Hammett, 1976;Wolfe, 1991) com famílias de baixa renda para melhorar os resultados de longo prazo das crianças.
- Faça um plano específico para usar o que se sabe sobre cuidados parentais efetivos na sua vida cotidiana, com ênfase particular no aumento do reforço positivo, redução das interações coercitivas, acompanhamento parental (parental monitoring) e uso de disciplina consistente (Webster-Stratton, 1992; Patterson, 1975; Sloane, 1988).
- Forneça a educadores informações sobre os programas PASS (Greenwood, Hops, & Walker, 1977;Greenwood, Hops, Walker, Guild, Stokes, & Young, 1979) e CLASS (Hops, Walker, Fleischman, Nagoshi, Omura, Skindrud, & Taylor, 1978) para melhoria do desempenho acadêmico e do comportamento pró-social em sala.
- Trabalhe para que a intervenção familiar sistêmica (Henggeler, Schoenwald, Borduin, Rowland, & Cunningham, 1998) e a terapia familiar funcional (Alexander & Parsons, 1982) sejam usadas com os jovens da comunidade que estejam envolvidos em comportamento anti-social grave, ao invés do encarceramento e de outras abordagens correcionais tradicionais.
- Defenda uma revisão da extensão na qual programas baseados em dados estão sendo utilizados para prevenir o abandono da escola (Evans & Matthews, 1992) na sua região.
- Defenda um programa ativo de apoio aos pais e educação parental em uma organização ou comunidade, que enfatize a pesquisa que sugere o aumento do reforço positivo, do acompanhamento parental (parental monitoring) e do uso de disciplina consistente e a redução da confiança na disciplina poder-assertiva (power-assertive) e coercitiva (Biglan, 1995; Patterson, 1982;Hembree-Kigin & McNeil, 1995;Dangel & Polster, 1984; Barkley, 1981).
- Inicie um grupo de auto-gerenciamento para idosos, no qual eles possam aprender habilidades relacionadas a se manter intelectualmente ativos e aproveitar a terceira idade (Skinner & Vaughan, 1983).
- Trabalhe com os funcionários de escolas e pais para implantar um programa de redução da violência juvenil consistente com as pesquisas que indicam que programas que se baseiam em reforço, reconhecimento e mudanças na cultura escolar podem reduzir dramaticamente a violência e o vandalismo e aumentar comportamentos adequados (on-task behaviors) (Mayer & Butterworth, 1979; Mayer, Butterworth, Nafpaktitis & Sulzer-Azaroff, 1983),ao contrário de programas mais limitados que focam em controle da raiva e resolução de conflitos (que podem, porém, ser componentes úteis de um programa maior). Muitos programas recentes, incluindo o PeaceBuilders no Ensino Básico, o PAXIS School Climate System e o PEACE POWER! nos Ensinos Fundamental e Médio, baseiam-se nessa tecnologia.
- Desenvolva uma abordagem personalizada para a reciclagem local ou para outra questão local com implicações globais (Keller, 1991—um estudo de um garoto de oito anos!).
- Revise a pesquisa analítico-comportamental existente sobre meio ambiente (ou sobre outra área de interesse social) e crie um “pacote” que possa ser vendido, acessível para consumidores e líderes (Geller, 1990). Esse pacote também pode ser submetido para ser publicado nesse site.
- Defenda o uso da Abordagem do Reforço Comunitário (Community Reinforcement Approach) para o tratamento do abuso de drogas em programas comunitários, ao invés de outros programas sem apoio empírico.
- Defenda uma política de admissão imediata para o tratamento do abuso de drogas (Festinger, Lamb, Kirby, & Marlowe, 1996).
- Trabalhe com uma organização (empresa, universidade etc.) para desenvolver um sistema de incentivo que aumente o uso do transporte público ou de caronas (Jacobs, Fairbanks, Poche, & Bailey, 1982).
- Construa uma análise conceitual relevante para políticas públicas (incorporando os dados empíricos disponíveis) e a apresente para legisladores (Fawcett et al., 1988).
- Compartilhe com possíveis empreendedores no seu processo político local os resultados de estudos indicando que a distribuição de recipientes para reciclagem baratos, certas formas de sugestão (prompting) e esquemas específicos de coleta podem aumentar dramaticamente o nível de participação na reciclagem (Jacobs, Bailey & Crews, 1984).
- Conduza uma análise de uma organização na qual você esteja envolvido para determinar em que medida essa organização (escola, agência social, local de trabalho) confia em coerção, ameaças e punição para alcançar seus objetivos. Preste atenção em especial ao tratamento de grupos comumente desfavorecidos, incluindo pessoas em cargos com baixa remuneração, estudantes ou clientes, particularmente aqueles pertencentes a minorias. Desenvolva e defenda um plano que incorpore alternativas baseadas em reforço, que possam produzir melhores resultados organizacionais ao mesmo tempo em que demonstre respeito por todos os participantes (Sidman, 1989; Daniels, 1994).
- Copie e dissemine um resumo com fatos sobre a prevenção das dificuldades de leitura (um dos principais determinantes da pobreza e de problemas sociais) para pessoas que possam influenciar líderes (pais, politicos).
- Sugira uma parceria comunitária na qual jovens em risco de abandonarem a escola tenham acesso a restaurantes, cinemas ou ganhem cupons de desconto ou presentes, reduzindo o absenteísmo a menos da metade e reduzindo dramaticamente as notas baixas também (Damico, 1992).
- Recomende um programa de segurança no trabalho no qual grupos de trabalhadores recebam incentivos por períodos sem ferimentos (Fox, Hopkins, & Anger, 1987).
- Resuma e dissemine para líderes-chave a “abordagem do reforço social à busca por emprego” – que pode aumentar o número de ofertas de emprego para pessoas desempregadas em mais de dez vezes (Jones & Azrin, 1973).
- Desenvolva e implante uma campanha que use incentivos para o recrutamento de novos membros em uma organização não-governamental que contribua com a justiça social ou com outro objetivo social importante (Herndon & Mikulas, 1996).
- Planeje e implante um programa para o registro de eleitores em uma agência social, local de compras ou outro local no qual se encontrem pessoas desfavorecidas ou outras que geralmente não tenham acesso ao poder (Fawcett, Seekins, & Silber, 1988; Mattaini, 1996).
- Construa um programa para aumentar a aceitação social de uma criança rejeitada (Ervin, Miller, & Friman, 1996).
- Desenvolva um sistema de feedback público para aumentar o nível de contribuições públicas a organizações não-governamentais (Jackson & Mathews, 1995).
- Ensine pessoas inválidas a avaliar e selecionar programas que sejam os mais reforçadores para elas, aumentando o seu nível de auto-determinação (Faw, Davis & Peck, 1996).
- Escreva ao editor clamando pelo uso de dados empíricos na tomada de decisão sobre um tema público específico (Thyer,1996).
- Sozinho, ou de preferência em colaboração com outros que você possa recrutar, compare o estado dos serviços para sem-tetos em sua região com o estado-da-arte sobre essa temática (Johnson & Cnaan, 1995), e prepare um relatório acessível que possa ser usado por movimentos sociais na comunidade.
- Escreva ao editor apoiando o uso de abordagens baseadas em incentivos para a reforma da previdência social que incorporem os apoios contextuais necessários (Mattaini & Magnabosco, 1997).
- Prepare um artigo resumido e acessível sobre o que se conhece a respeito de tecnologias educacionais efetivas (Crandall, Jacobson, & Sloane, 1997), e o leve para um líder local ou estadual.
- Comece um grupo de auto-ajuda que incorpore incentivos adequados (Miller & Miller, 1970) e treinamento para tomada de decisão efetiva (Briscoe, Hoffman & Bailey, 1975) em um bairro ou comunidade.
- Desenvolva um sistema de feedback que trate de uma questão importante para uma comunidade ou organização, apresentando dados de modo acessível para membros da comunidade para maximizar a probabilidade do estabelecimento de uma ligação metacontingente entre ação e produtos agregados (Hayes & Cone, 1981; Van Houten, Nau,& Marini, 1980).
- Desenvolva e aplique um questionário ou entrevista detalhada no qual os respondentes sejam solicitados a avaliar a magnitude e desejabilidade de múltiplas consequências associadas com uma decisão pública com implicações para a justiça social (Análise de Consequências [Consequence Analysis] (Sanford & Fawcett, 1980).
- Desenvolva e aplique um questionário semelhante na internet.
Sugestões, críticas e comentários sobre as ações sugeridas e a tradução do texto são muitíssimo bem vindas!
Angelo,
A tradução desse pequeno texto é de grande relevância e uma contribuições muito importante para nós. Parabéns e obrigado!
Muito bom, Angelo! Muitíssimo obrigado pelo achado e tradução. Abraços.
Muito bom, gostei mas acho q faltou conteúdo não?